Dúvidas e informações

ARTE FINAL - Tattoo Barber Shop, Rua Ministro Calógeras,420, Bucarein - Joinville /SC
Phone: (47)3029-0421 Email: contato@artefinaltattoo.com

Faqs

É seguro fazer uma tatuagem?
Embora fazer uma tatuagem seja agredir o próprio corpo com agulhadas, é possível que o processo seja seguro em relação à contração de doenças e tranquilo em relação à cicatrização. Basta seguir de forma rigorosa as orientações adequadas dos cuidados que se deve ter antes e depois da sessão. Vale lembrar que é essencial que você procure um lugar de sua confiança, que apresente um trabalho de qualidade com material de qualidade e que esteja regular em relação às exigências dos órgão de vigilância sanitária.
Fazer tatuagem dói ou não dói?
Sim, dói. Generalizando, as sensações são descritas de diversas formas, como ardência, irritação ou apenas um desconforto. Entretanto, a dor varia de uma pessoa para outra e de uma parte do corpo para outra. Além disso, é dita como perfeitamente suportável.
É recomendável usar anestésico contra a dor?
O processo de anestesia é de extrema seriedade e só deve ser administrado por pessoas qualificadas. No caso, médicos, enfermeiros e outros profissionais da área da saúde. E, ainda assim, pode haver complicações durante a sessão. Sendo assim, é melhor evitar o uso de anestésicos durante as sessões.
Qual o preço de uma tatuagem?
O preço de uma tatuagem é extremamente variável, de acordo com o tatuador, com o desenho a ser feito, com a parte do corpo a ser tatuada, com o tamanho e o detalhamento do desenho e com a quantidade de cores usadas, entre outros fatores. Entretanto, vale lembrar que sua tatuagem será para o resto de sua vida. Sendo assim, a qualidade deve ser priorizada em detrimento dos gastos. Espere o tempo que for preciso e consiga guardar dinheiro o suficiente para pagar por um serviço da melhor qualidade possível.
Fiz uma tatuagem recentemente, posso tomar banho de sol?
Em geral, os tatuadores orientam com uma série de cuidados a serem tomados durante o processo de cicatrização da pele. Os mais comuns envolvem evitar o consumo de álcool e comidas gordurosas, bem como evitar a exposição da tatuagem à luz solar e à água do mar e de piscinas. Além disso, após o processo de cicatrização, também recomenda-se o uso de bloqueadores solares, a fim de manter a qualidade visual da sua tatuagem.
O que é cover-up?
A expressão cover-up tem origem na língua inglesa, e seu significado está associado a “cobrir alguma coisa”. No caso de tatuagens, o sentido atribuído é exatamente esse. A cobertura de tatuagem consiste em cobrir um desenho com outro, podendo esses ter relação entre si ou podendo ser completamente diferentes. Basicamente, no processo de cover-up, envolve-se os limites da antiga tatuagem com a nova. É considerada uma das melhores maneiras de se desfazer de uma, já que ela não precisa se submeter a procedimentos dolorosos que não removem de forma completamente eficiente o desenho. Por outro lado, a desvantagem é que a pessoa não se verá livre de ter uma tatuagem. Os motivos que levam uma pessoa a procurar um tatuador para um cover-up são muitos. Os mais comuns envolvem tatuagens mal feitas, que perderam o significado, ou que deixaram de agradar ao seu dono. Recomendações importantes: É imprescindível que o profissional a realizar o procedimento seja competente, uma vez que a cobertura de tatuagem exige cautela. Converse com o tatuador e cheguem a uma conclusão juntos de qual é a melhor maneira e o melhor desenho para cobrir a tatuagem antiga. A cobertura terá sido bem sucedida caso não seja perceptível que abaixo daquela tatuagem havia outra.
Todas as peles podem ser tatuadas?
Não. As regiões de mucosa, cartilagens e a parte entre os dedos – apesar de estar na moda – não devem ser tatuadas. Não que possa fazer mal, mas nesses locais a tatuagem não tem durabilidade, o desenho perde a definição rapidamente. No Scorpions Tattoo, por exemplo, os profissionais evitam tatuar nesse local, a não ser que seja alguém conhecido que já frequente o estúdio e compreenda que o resultado não será duradouro. Caso contrário, a pessoa ficará insatisfeita com o trabalho deles, pois será necessário retocar muitas vezes.
É possível cobrir sinais e cicatrizes com a tatuagem?
Nesse caso os tatuadores exigem um laudo do dermatologista para poder tatuar. No caso de sinais, o maior perigo é serem células cancerígenas que, depois de cobertas, você não conseguirá mais acompanhar se ela está se modificando para poder prevenir um possível câncer de pele. No caso das cicatrizes, depende do tempo em que a cirurgia foi feita, por isso também é necessário o aval do dermatologista.
O que fazer para a tatuagem não esverdear?
O principal, nesse caso, é que o tatuador utilize um bom pigmento. A maioria das tatuagens que ficam esverdeadas é caseira, feita sem um bom pigmento preto.
Por que algumas tatuagens ficam mais saltadas?
Existem muitos motivos para isso, um deles é a própria cicatrização da pessoa. Outro fator que pode deixar a tatuagem saltada é a pressão feita pelo tatuador, às vezes ele coloca força demais e machuca muito a região, fazendo com que o resultado final fique saltado.
Quanto tempo dura uma sessão de tatuagem?
Em média duas horas, pois a partir desse tempo a região começa a ficar muito vermelha e inchada, dificultando o trabalho do tatuador. Além disso, é o tempo que as pessoas costumam aguentar a dor e o incômodo da sessão.
Pode tomar sol depois de tatuar?
“O sol destrói o pigmento, um carro, por mais que tenha inúmeras camadas de proteção, quando fica muito tempo exposto ao sol forte, acaba desbotando. O mesmo acontece com a tatuagem, se não tomar cuidado, ela vai desbotar”, afirmam os tatuadores do Scorpions Tattoo.
Pode fazer tatuagem na pele se tiver varizes?
Como esse é um caso médico, é necessário uma autorização do dermatologista para que a tatuagem possa ser feita.
Pode beber antes de fazer tatuagem para anestesiar?
Em primeiro lugar, o álcool não anestesia, pelo contrário, a pessoa acaba se sentindo mais incomodada, ansiosa e se mexe muito mais durante a tatuagem, além de poder ficar até mais sensível à dor. O álcool também faz com que a pessoa sangre muito mais durante a tatuagem, por conta do aumento sanguíneo, dificultando o trabalho do tatuador.
Pode dar anestesia no local para tatuar?
O tatuador não tem autorização para aplicar nenhum tipo de anestésico, pois é considerada prática ilegal da medicina. Isso porque ele não está capacitado para realizar qualquer procedimento caso a pessoa seja alérgica aos componentes da pomada anestésica e tenha um choque anafilático, ou qualquer outra eventualidade que possa ocorrer.

Cuidados com a tatuagem

Antes de realizar o procedimento procure:

  • Escolha um tatuador de confiança, preocupado com a higiene e com a qualidade do trabalho.
  • Faça uma visita ao estúdio e conferira as condições de higiene.
  • Analise os trabalhos realizados pelo tatuador escolhido.
  • Escolha um tatuador que domine o estilo de tatuagem que você pretende fazer.
  • Conversar com o tatuador é muito importante, não guarde dúvidas e peça sugestões.
  • No caso de cicatrizes e manchas consulte seu dermatologista antes de se tatuar.
  • Cuidado com Tatuagens que simbolizam bandas, times, nome de namorado(a), crença etc... (pois existe o risco de você se arrepender).
  • Separe um bom tempo para pesquisar o seu desenho, caso você já não tenha definido, internet e revistas especializadas são boas fontes de pesquisas.
  • Não escolha um tatuador pelo preço de suas tatuagens.

Durante a tatuagem:

  • Mantenha-se calmo(a), o nervosismo pode causar desmaios.
  • Evite se mexer, movimentos bruscos atrapalham o trabalho do tatuador.
  • Caso tenha necessidade de se movimentar, espirrar, se coçar avise o tatuador antes.
  • Drogas em hipótese alguma, além de não aliviar a dor, pode vir a prejudicar o trabalho do tatuador.
  • Evite excesso de companhia, o tatuador precisa de um ambiente tranqüilo, o ideal é a presença de um acompanhante no máximo.
  • Seja paciente, quanto maior e mais elaborada a tatuagem mais tempo será exigido.